A exibição das palavras


Permalink to A exibição das palavras

A exibição das palavras

A exibição das palavras. Uma idéia (política) de teatro, de Denis Guénoun 

ISBN: 85-98055-01-8
Acabamento: brochura com orelhas, costurado e colado
Tipo de Papel: Pólen Soft 80g/ m2
Dimensão: 12x18cm
Ano de lançamento: 2003
Nº de páginas: 80

A exibição das palavras. Uma idéia (política) de teatro, do ensaísta, pesquisador, professor, dramaturgo e diretor francês Denis Guénoun, lançado em 2003, investiga a relação entre a configuração do teatro e o que é aí apresentado. Formas de estruturação do espaço teatral, a natureza do jogo do ator e a intervenção dos demais elementos cênicos na criação de um espetáculo são analisados sob a óptica da estética e da política. A reunião do público, para ver e ouvir uma palavra que é proferida diante da comunidade, sublinha o caráter político do teatro, que está ligado não ao que aí se mostra, mas à natureza pública da convocação e da reunião que ali se estabelece.

 


Permalink to A arte do teatro: entre tradição e vanguarda

A arte do teatro: entre tradição e vanguarda

A arte do teatro: entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea, de Béatrice Picon-Vallin

arte_do_teatro

2ª edição
ISBN: 978-85-421-0062-4
Acabamento: brochura com orelhas, costurado e colado
Papel Pólen Soft 80 g/m2
15,5x23cm
Ano de lançamento: 2013
172 páginas

A segunda edição revista da coletânea A arte do teatro: entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea, publicada originalmente em 2006, apresenta cinco estudos da pesquisadora francesa Béatrice Picon-Vallin, seguidos por uma longa entrevista de Ariane Mnouchkine e de integrantes do Théâtre du Soleil à autora. Partindo das rupturas propostas por Meyerhold em seus espetáculos e em suas aulas, Béatrice Picon-Vallin estabelece relações entre o pensamento do diretor russo e a obra de criadores como Appia, Craig e Artaud, na primeira metade do século XX, chegando, a partir daí, às novas tecnologias aplicadas ao espetáculo teatral por encenadores como Tadeusz Kantor, Robert Wilson, Matthias Langhoff e Ariane Mnouchkine.

Artigos:
“No limiar do teatro: Meyerhold, Maeterlinck e A morte de Tintagiles” (online para download)

“Reflexões sobre a biomecânica de Meyerhold” (online para download)

COMPRAR: Editora 7 Letras

.


Permalink to Sobre a fábula e o desvio

Sobre a fábula e o desvio

Sobre a fábula e o desvio, de Jean-Pierre Sarrazac

sobre_a_fabula_e_o_desvio

ISBN: 978-85-421-0090-7
Acabamento: brochura com orelhas, costurado e colado
Papel Pólen Soft 80 g/m2
15,5x23cm
Ano de lançamento: 2013
156 páginas

Nos cinco ensaios de Sobre a fábula e o desvio, Jean-Pierre Sarrazac enfatiza o jogo entre o dramático e o épico que, a partir de Strindberg e do expressionismo, vai marcar a dramaturgia atual.

O autor sublinha a ampliação do universo dramatúrgico a partir da fragmentação da fábula aristotélica e analisa as diversas estratégias de desvio que, ao articular o íntimo e o cósmico, o sonho e o cotidiano, a imobilidade e a errância, desfazem perspectivas críticas maniqueístas e propõem novo instrumental para a análise da história da dramaturgia.

Os fios que unem Strindberg, Tchékhov, Hauptmann, Maeterlinck, Horváth, Marieluise Fleisser, Pirandello, Brecht, Claudel, Beckett, Koltès, Kroetz, Bond vão se evidenciando ao longo dos ensaios de Sarrazac e o panorama que se delineia é original e surpreendente.

 

COMPRAR: Editora 7 Letras

.