História

O Teatro do Pequeno Gesto, coordenado por Antonio Guedes e Fátima Saadi, foi criado em 1991 por ocasião da estréia de Quando nós os mortos despertarmos. É uma companhia teatral sediada no Rio de Janeiro, mas com atuação em todo o país. Suas principais linhas de trabalho são: a encenação de espetáculos, a formação profissional através de cursos e oficinas ministrados em diversas cidades do Brasil e a edição de uma revista de ensaios sobre teatro, o Folhetim, que é uma referência para os profissionais e estudantes de teatro de todo o país, tendo sido indicada, em 2011, ao Prêmio Questão de Crítica e ao Prêmio Shell na categoria especial.

Desde 1994, a Companhia viaja pelo país tendo levado espetáculos a mais de 40 cidades e oficinas a mais de 70 cidades. Participou de mais de 20 Festivais nacionais e internacionais e de importantes projetos de circulação nacional, como Funarte nas cidades (1999), Caravana Funarte (2005) e Palco Giratório (1999, 2004 e 2007).

O saldo dessa jornada, que já soma 20 anos, foi a realização de 19 espetáculos e oito indicações a prêmios em diversas categorias.