Proposta

Criada em 1998, Folhetim é uma revista de ensaios sobre teatro que nasceu dos programas que o Teatro do Pequeno Gesto elaborava para suas produções, procurando, a cada vez, estabelecer uma relação entre o pensamento estético e a criação daquele espetáculo em particular. A partir do número 30, a revista passa a ser virtual, podendo ser impressa, sob demanda, pela Editora 7Letras. Estão online também edições da revista já esgotadas.

Fátima Saadi, Antonio Guedes, Ângela Leite Lopes e Walter Lima Torres integram o Conselho Editorial de Folhetim, que tem se preocupado em publicar traduções de textos essenciais da literatura sobre teatro, ainda inéditos no Brasil, bem como a produção recente de jovens ensaístas, além de entrevistas com profissionais de teatro.

Bárbara Emanuel e Luiz Henrique Sá, designers da Bigodes (www.bigodes.com.br), completam a equipe da revista com a criação do projeto gráfico e diagramação das revistas.

Em 2003, foi criada a coleção de livros Folhetim/Ensaios, que já lançou três volumes: A exibição das palavras. Uma idéia (política) de teatro, do diretor, dramaturgo e professor da Sorbonne Denis Guénoun. A ele vieram se juntar duas edições da coletânea de ensaios A arte do teatro: entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea, de Béatrice Picon-Vallin, pesquisadora do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS/Paris).  Em 2013, foi publicado Sobre a fábula e o desvio, coletânea de textos do dramaturgo e ensaísta francês Jean-Pierre Sarrazac.

Em 2011, o Folhetim Especial Nelson Rodrigues foi indicado ao Prêmio Questão de Crítica e ao Prêmio Shell, na categoria especial.